Os Conteúdos da Cultura Corporal do Movimento Ministrados nas Aulas de Educação Física Escolar

Carolina Feitosa de Melo, Maria Regina de Menezes Costa

Resumo


O objetivo deste estudo foi verificar quais os conteúdos da Cultura Corporal do Movimento são ministrados com maior frequência nas aulas de Educação Física Escolar no município de Maricá. Foi utilizado o método Survey para coleta de dados. Os dados obtidos foram organizados de forma tabelar e verificou-se a frequência simples dos resultados. Foram aplicados a 10 professores de Educação Física escolar questionários com 14 perguntas fechadas. Os resultados mostraram que os esportes e os diversos jogos se tornam os conteúdos mais utilizados pelos profissionais, tendo como principais objetivos a socialização e o desenvolvimento motor. As maiores dificuldades apontadas foram a falta de local apropriado e a escassez de material. Os professores apresentam maior dificuldade na utilização das modalidades de danças e das lutas.

Palavras-chave: educação física escolar, conteúdos, cultura corporal do movimento.

The contents of the body culture movement taught in classes of physical education school

This study aimed to verify the contents of Corporal Culture of the Movement are taught more frequently in the classes of Physical Education School in the municipality of Maricá. Survey method was used for data collection. The data were organized in tables and there was a simple frequency results. Were applied to 10 teachers of Physical Education school questionnaires with 14 closed questions. The results showed that the various sports and games become more content used by professionals, having as main objectives the socialization and motor development. The main difficulties identified were the lack of appropriate location and the scarcity of material. Teachers have more difficulty in using the methods of dances and fights.

Keywords: physical education school, content, culture of body movement.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons