Métodos de avaliação da aprendizagem na educação física escolar do município de Parintins

Marcelo Gonçalves Duarte, Mauricio Menezes Monteiro

Resumo


O presente estudo teve por objetivo investigar os métodos de avaliação adotados para atribuir notas ao desempenho dos alunos pelos professores que atuam nas séries do 1º ao 3º ano de uma instituição da rede pública de ensino do município de Parintins-Amazonas. A pesquisa se caracterizou por uma pesquisa descritiva de campo e, para coleta de dados, foram utilizados questionários pré-elaborados contendo questões dissertativas e de múltipla escolha referentes à formação dos professores e situações do cotidiano na escola." Os resultados demonstraram não haver indícios de nenhum método de avaliação específico adotado nem por esses professores no momento de avaliar seus alunos nem pela instituição de ensino. Para esta tarefa, adotamos um conjunto de procedimentos que vão desde a frequência e assiduidade dos alunos nas aulas, a testes de capacidade física, constituindo, ao final, apenas um meio pelo qual se atribui uma nota ao aluno. Tais resultados não são conclusivos, contudo, dão uma dimensão do estado em que se encontra a avaliação na Educação Física Escolar e nos deixam conscientes sobre a visão que os professores têm sobre o tema e de que forma ele é trabalhado.

Palavras-chave: Avaliação Escolar, Métodos de Avaliação, Educação Física Escolar.

Learning assessment methods related to school physical education in Parintins municipality

The present study aimed to investigate assessment methods that are adopted for grading the performance of students by teachers that work with 1º to 3º grades of a public school in the city of Parintins, Amazonas. The research was of a descriptive field type and pre-prepared questionnaires were used, they contained both essay type and multiple choice questions that addressed issues related to teacher training and everyday situations in school. The results showed that there is no evidence of any specific assessment method adopted by these teachers nor by school. For this task, we adopted a set of procedures ranging from frequency and student attendance in classes to tests of physical abilities, consisting, in the end, only as a means by which one assigns a grade to the student. These results are not conclusive, however, they give a dimension of the current state of assessment in Physical Education and make us aware of the teachers point of view about the topic and how it is worked.

Keywords: School, Assessment Methods, School Physical Education.

"

"


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons