Juízos e práticas professorais na construção do processo de abandono do trabalho docente e o impacto sobre o trabalho pedagógico

José Carlos Galvão Lemos, Luiz Carlos Novaes

Resumo


O artigo discute as questões relacionadas à construção do processo de abandono do trabalho pedagógico, por docentes em exercício em escolas públicas, onde desenvolvem e acumulam, ao longo de sua trajetória profissional, táticas para permanecerem na profissão, a despeito de ambivalências como encanto e desencanto ou permanência e abandono, que vão marcando o exercício profissional. Foram realizadas entrevistas com os professores em exercício em escolas públicas, além de encontros semanais com o intuito de trabalhar com a técnica do Grupo Focal, que permitiu, mediante uma dinâmica interacional, coletar dados com certo detalhamento e profundidade. Os dados permitiram identificar a construção de um "abandono em serviço" no âmbito da construção da identidade e do desenvolvimento profissional docente, o que exerce forte impacto sobre o currículo e organização do trabalho pedagógico.

Palavras-Chave: Trabalho docente. Abandono em serviço. Juízos e Práticas professorais.

"

Judgments and professorial practices in the construction of the process of abandonment of the teaching work and its" impact on the pedagogical work

"

The article discusses the issues related to the construction of the process of abandonment of the pedagogical work, by teachers working in public schools, where they develop and accumulate, over the course of their professional career, tactics to remain in the profession, despite ambivalence as enchantment and disenchantment or permanence and abandonment, which will mark the professional exercise. Interviews were conducted with the teachers in public schools, in addition to weekly meetings with the aim of working with the Focus Group technique, which allowed, through a dynamic interactional, collect data with some detail and depth. The data have identified the construction of an "abandonment in service" in the context of the construction of identity and the teacher's professional development, which exerts a strong impact on the curriculum and organization of the pedagogical work.

Keywords: Teacher work. Abandonment in service. Judgments and professorial practices.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons