Histórias de si: narrativas da formação continuada de professores do/no Curso de Pedagogia/PARFOR

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Emerson Augusto de Medeiros, Amélia Ferreira Dantas

Resumo


O presente artigo tem sua origem no projeto de pesquisa intitulado "A formação continuada de professores e inclusão através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR: Saberes docentes e Formação Profissional", financiado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/ Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq, e tem como objetivo refletir sobre o percurso de formação de alunas do PARFOR, atuais professoras em escolas no campo, para compreender esses processos de formação, de conhecimento, de aprendizagem em sua história de vida. Investiga a formação continuada fomentada pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. Nossa reflexão se ancora no método (auto) biográfico de pesquisa, tendo como referencial teórico, para subsidiar nosso entendimento, a Pedagogia da Esperança, a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Autonomia. Para análise no estudo, nos fundamentamos em nove cartas redigidas pelas alunas/professoras do Curso de Pedagogia da UERN contempladas pelo PARFOR, do total de 39 cartas elaboradas durante a execução do projeto de pesquisa. Tais testemunhos versam sobre as histórias de si, suas trajetórias de ensino e aprendizagem, mostrando receios, dificuldades, sonhos e realizações de alunas do PARFOR, professoras do campo.

Palavras-chave: (Auto) Biografia. Formação Continuada. Inclusão Social.

Subjects stories: narrative of teachers of continuous training of/no Pedagogy/PARFOR Course

This article has its origin in the research project entitled "Continuing teacher education and inclusion through the National Plan for the Training of Basic School Teachers - PARFOR: Teacher knowledge and Professional Training, funded by UERN -PIBIC / CNPq, and it aims at reflecting on the route of PARFOR students training, current teachers in schools in the field, in order to understand these processes of formation, knowledge, learning in their life stories. It investigates the continuing education promoted by the National Plan for the Training of Basic School Teachers- PARFOR. Our reflection is grounded in the autobiographical research method, and the theoretical reference to support our understanding has to do with Pedagogy of Hope, Pedagogy of the Oppressed and Pedagogy of Autonomy. For analysis, we considered nine letters written by the students / teachers of UERN of Education Course contemplated by PARFOR, of the total of 39 letters written during the execution of the research project. Such statements deal with the personal stories of these teachers, their educational trajectories and learning, showing fears, difficulties, dreams and achievements of these students of PARFOR, teachers in the field.

Keywords: Autobiography. Continuing formation. Social Inclusion.


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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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