A Pedagogia do corpo nas práticas escolares

Alfrancio Ferreira Dias, Maria Helena Santana Cruz

Resumo


O corpo sempre se apresentou como objeto problemático à construção dos saberes humanos, tanto em termos gnosiológicos, como em termos epistemológicos. O corpo tem vinculações muito estreitas com a educação, e apresenta-se no âmbito acadêmico/científico da mesma como objeto de estudo abarcando as mais variadas problemáticas e campos disciplinares. Partindo desses pressupostos, o presente texto visa apresentar algumas questões epistemológicas presentes no contexto dos estudos do corpo, buscando estabelecer algumas reflexões sobre como as instituições escolares desenvolvem uma Pedagogia do Corpo em suas práticas escolares. As argumentações tecidas inspiram-se na literatura pertinente à temática da pedagogia do corpo, com base em três grandes perspectivas: a produção cultural do corpo; a generização do corpo na escola; a criação de uma nova consciência do corpo na escola." As bases teóricas adotadas apresentaram limites históricos e conceituais no que tange à superação da dicotomia corpo/mente, para nortear um processo radical de transformação pedagógica e, portanto, balizar estudos em teorias que vão para além delas.

Palavras-chave: Corpo. Docência. Gênero."

Pedagogy of the body in school practices

The body always presented as problematic object to the construction of human know ledges, both in terms gnosiological as in epistemological terms. The body has quite narrow connections with education, and presents itself in the academic field of this as a study object covering the greatest challenge and varied disciplines. Based on these assumptions, this paper presents some epistemological questions in the context of studies of the body, trying to establish some thoughts regarding how educational institutions develop a Pedagogy of the Body in their school practices. The arguments are inspired on the theme of the body pedagogy literature, and is based on three main perspectives: the cultural production of the body; the male and female body representations in school; creating a new; creating a new body awareness in school. The theoretical bases adopted presented historical and conceptual limits for overcoming the dichotomy of mind versus body, to guide a radical process of pedagogical transformation and thus delimit studies on theories that go beyond them.

Keywords: Body. Teaching. Genre.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons