A Identidade do Coordenador Pedagógico: Um Estudo nas Escolas Públicas Municipais da Cidade do Rio de Janeiro

Jane Cordeiro de Oliveira

Resumo


Este artigo discute a identidade do coordenador pedagógico das escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro, como resultado de pesquisa qualitativa, realizada em 2008. Primeiramente apresentamos o surgimento da função na rede de escolas públicas e como a Secretaria Municipal de Educação - SME atribui responsabilidades aos docentes que assumem esta função. Em seguida apresentamos uma visão geral do conceito de identidade do coordenador pedagógico do ponto de vista dos próprios coordenadores, envolvendo, inclusive, suas relações afetivas com os professores.

Palavras-chave: coordenador pedagógico."Gestão pedagógica. Identidade.

The identity of the pedagogical coordinator: a study in municipal public shools from the city of Rio de Janeiro

"

This article discusses the identity of the pedagogic coordinator of municipal public schools in Rio de Janeiro city resulting from a quality research project, developed in 2008. First for all the article presents how the function was created and how the Secretaria Municipal de Educação - SME (Municipal of Education Secretary) established the responsibilities for the coordinators that take charge of this function. In the second part we present a general vision of the concept of identity from the pedagogic coordinator from the point of view of themselves, including his affable relationship with the teachers.

Keywords: pedagogic coordinator. Pedagogic management. Identity.

"

"

"

"


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons