A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MARANHÃO: EM DISCUSSÃO PROPOSTAS E AÇÕES

Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho, Lélia Cristina Silveira de Moraes

Resumo


O presente artigo objetiva discutir a formação de professores na perspectiva inclusiva com foco na educação especial, analisando-se as propostas e ações desenvolvidas no contexto da política educacional" maranhense. Problematiza as repercussões da educação inclusiva para a formação de professores, situando as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão nesse processo. Na construção dessa discussão recorre-se a legislação e diretrizes políticas, em nível nacional e local, reconhecendo que a inclusão é um direito universal e a formação de professores é um dos elementos fundamentais para garanti-la." Por fim, temos claro que ainda persistem grandes desafios para que se garanta uma inclusão plena, contudo, não se pode deixar de registrar avanços em termos de definição de programas e projetos voltados para a formação docente visando uma atuação pedagógica com qualidade, junto ao público" alvo da educação especial.

Palavras-chave: Formação de professores. Educação Inclusiva. Política educacional maranhense

Teachertrainingin the perspectiveofinclusive educationin " Maranhão: discussingproposals and actions

The presentarticle aims to discussthe training of teachersin inclusiveperspectivewith a focus onspecial education, analyzing theproposalsand actions developedin the context ofmaranhenseeducational policy.Discussesthe impact ofinclusive education forteacher training, placing the contributionsof theProgram of Post-Graduation inEducation of the FederalUniversity of Maranhãotrough the process.When developing thisdiscussion it turns tolegislation andpolicy guidelinesat national andlocal level, recognizing that inclusion isa universal rightandteacher trainingisa key elementto guarantee it. Finally, it is clear for us thatthere are still majorchallengesin order to guaranteefullinclusion, however,one cannot avoid to express the progressin terms ofdefinition ofprograms and projectsfor teacher trainingthat viewsan educationalactivitywith quality,with the target public of special education.

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Keywords:Teacher Training.Inclusive Education. Educational Policy Maranhão.


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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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