Imagens e sentidos de professores surdos sobre o Atendimento Educacional Especializado

Andréa Pereira Silveira, Waldma Maíra Menezes de Oliveira

Resumo


Este estudo traz para o debate o Atendimento Educacional Especializado (AEE) disponibilizado na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) para educandos surdos. Neste prisma, objetivamos analisar as imagens e sentidos de professores surdos sobre o AEE Bilíngue com ênfase nos desafios enfrentados na prática docente nesse âmbito de ensino. E de modo específico buscamos: identificar as legislações que orientam o AEE para com educandos surdos na SRM; caracterizar o desenvolvimento do atendimento bilíngue para educandos surdos e problematizar a relação do atendimento bilíngue na sala de recursos multifuncionais com a inclusão escolar. Os sujeitos desta pesquisa são dois professores surdos que atuam no atendimento educacional especializado bilíngue para educandos surdos na Rede Municipal de Ensino de Belém - PA. Para a produção de dados empregamos às técnicas de entrevista semiestruturada e de elaboração de desenhos. Dentre os resultados obtidos destacamos que: os professores surdos demonstram comprometimento com o atendimento educacional especializado bilíngue; reconhecem a sala de recursos multifuncionais como um espaço acolhedor, mas problematizam o tempo de atendimento e a questão do uso da Libras ser restrita neste espaço, bem como apontam a demanda de formação continuada.

Palavras-Chave: Professores surdos. Atendimento Educacional Especializado. Educando surdo.

Images and meanings of deaf teachers of the educational service specialist

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This study brings to the debate the Specialized Educational Care (SEC) available in the Multifunction Resource Room (MRR) for deaf students. In this light, we aim at analyzing the images and senses of deaf teachers on Bilingual SEC with emphasis on the challenges faced in teaching practice in this sphere of education. And we specifically seek: to identify the laws that guide the SEC towards deaf students in MRR; characterize the development of the bilingual service for deaf students; and discuss the relationship of the bilingual care in the multifunction room with the school inclusion. The subjects of this research are two deaf teachers who work in bilingual specialized education for deaf students in Municipal Teaching in Belém- PA. To produce the data we employed semi-structured interview techniques and preparation of drawings. Among the results we emphasize that: the deaf teachers demonstrate commitment to bilingual specialized education; recognize the multifunction room as a welcoming, but problematize the service time and the question of the use of Libras be restricted in this space, and link the demand for continuing education.

Key-words: Teachers, Deaf People, Specialized Educational Care, Deaf Student.

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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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