Tessituras do saber: entre os brinquedos e brincadeiras de crianças da comunidade quilombola Campo Verde/PA

Shirley Silva do Nascimento, Maria Nazaré Cristina Carvalho

Resumo


A temática proposta nestas escritas traz uma abordagem sobre as construções teóricas relacionadas aos saberes, à cultura e à educação, considerando os fazeres lúdicos de crianças da comunidade remanescente do quilombo Campo Verde, localizada no município de Concórdia do Pará. Para tanto, propõe-se uma abordagem a partir de alguns subsídios teóricos, dentre os quais se menciona Brandão (2002), Charlot (2000), Geertz (2012), Thompson (1995), Benjamin (2002), Brougère (2008), Callois (1990), Huizinga (2012) e Oliveira (2010), no sentido de tecer possibilidades interpretativas acerca da construção do saber sem desprender-se dos processos educativos existentes nas realizações ludicamente vivenciadas no contexto amazônico.

Palavras-chave: Saberes, Brinquedos, Brincadeiras

Weaving of knowledge: between toys and games of children of the maroon community Campo Verde/PA

"

The theme proposed in these writings brings a discussion on the theoretical constructs related to knowledge, culture and education, considering the playful doings of children of the remaining maroon community Campo Verde, located in the municipality of Concórdia do Pará. For that, it is proposed an approach from some theoretical basis, such as Brandão (2002), Charlot (2000), Geertz (2012), Thompson (1995), Benjamin (2002), Brougère (2008), Callois (1990), Huizinga (2012) and Oliveira (2010), in order to weave interpretative possibilities about the construction of knowledge, without loose the existing educational processes in playfully achievements experienced in the Amazonian context.

Keywords: Knowledge; Toys; Games.

"


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons