A Pedagogia da Luta pela Terra no Assentamento Amarela I, São Miguel de Taipu - PB

Ivanilson Batista da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva

Resumo


O objetivo desse trabalho é compreender a luta pela conquista da terra de Amarela I, município de São Miguel de Taipu-PB, em seu aspecto pedagógico. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de cunho participante em que o sujeito protagonista do processo é coobjeto de toda ação investigativa. Para entender todo o processo construtivo, foram utilizados, como recurso para coleta dos dados, entrevistas semiestruturadas, consulta às atas de reunião da associação dos trabalhadores rurais de Amarela I, e exemplares dos jornais O Norte e Correio da Paraíba (1994 - 1995)." Nesse ínterim, os sujeitos foram se fazendo na luta e na coletividade, foram tomando consciência de sua condição enquanto oprimidos para se fazerem camponesas e camponesas protagonistas de suas histórias. Trata-se de uma pesquisa cujo resultado desembocou na conquista da terra e na aprendizagem em que o trabalho fortalece a luta e a obtenção de conquistas e direitos em benefício de todo o coletivo.

Palavras chaves: Educação; Pedagogia da Luta; Luta pela Terra." "

The pedagogy of the struggle for the land in Amarela I settlement, São Miguel de Taipu-PB

The aim of this study is to understand the struggle for land in Amarela I, São Miguel de Taipu municipality, Paraíba state, in its pedagogical aspect. The methodology used was the qualitative research under the participant viewpoint, where the leading subject of the process is also a co-object for all investigative action. To understand the whole construction process one used as a resource for collecting data, semi-structured interviews, consultation of the meeting minutes of the rural" association in Amarela I, as well as copies of the newspapers "O Norte" and "Correio da Paraíba" (1994, 1995). In the meantime, subjects were being" made in the struggle and in the community, they became aware of their oppressed condition in order "to change themselves as leading peasants and conduct their own histories. This is a research that produced results about land achievement, as well as the learning that work strengthens struggle, gains and rights in benefit of the whole community.

Keywords: Education; Pedagogy of Struggle; Struggle for the Land.

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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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