O Laboratório de Educação Matemática - LEMA/UNAMA - e a Psicologia Histórico-Cultural: Uma Aproximação da Formação Inicial na Licenciatura em Matemática com o Ensino e a Pesquisa

Eva Santos de Souza, Natanael Freitas Cabral

Resumo


As múltiplas experiências vivenciadas pela aluna Eva Santos de Souza nas disciplinas de Estágios Supervisionados I, II e III, sobretudo as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado III, na perspectiva do Laboratório de Educação Matemática, (Lema/Unama), foram especialmente marcantes, pois acabaram por suscitar inúmeras possibilidades de amadurecimento acadêmico. Uma destas experiências culminou com a construção de um texto didático para o ensino de frações, que guardava em si algumas características específicas. Relato neste artigo a elaboração do projeto que buscou fundamentação teórica tanto na análise do discurso quanto na análise microgenética e que dirigiu um estudo de caso em que analisei as interações verbais de Eva com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. A análise mostrou dois momentos sistematicamente ordenados na direção do objetivo fundamental da atividade, sendo o primeiro momento marcado por uma mediação interativa intensa e o segundo por uma mediação interativa branda. Em ambos os momentos a abordagem foi predominantemente dialógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons