Adição e Subtração de Frações com Calculadora Virtual

Pedro Franco de Sá, Ana Carolina Navegantes de Jesus, Antonio José de Barros Neto, Fabio José da Costa Alves, Idevalda Ferreira Rodrigues

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados obtidos com a pesquisa que buscou avaliar a viabilidade de ensino da adição e subtração de frações por meio de atividades mediadas por uma calculadora virtual para frações, realizada junto a uma turma de 24 alunos do 5º ano de uma escola estadual de ensino fundamental e médio, localizada na cidade de Belém-Pará. Foi inicialmente aplicado um pré-teste aos alunos, do qual constavam um questionário e questões de adição e subtração de frações, após isso, foram elaboradas e aplicadas atividades, realizadas com o auxílio da máquina de calcular virtual, para que obtivessem conclusões sobre procedimentos de resolução envolvidos em cada operação; por fim, os discentes realizaram um pós-teste, com as mesmas questões constantes do pré-teste, a fim de se verificar os resultados alcançados. Os resultados indicam que houve um crescimento significativo do percentual de acertos no pós-teste em relação ao pré-teste e que o ensino das operações de adição e subtração de frações por meio de atividades mediadas por uma calculadora como recurso didático é viável.

Palavras-chave: Educação. Educação Matemática. Uso Didático da Calculadora. Ensino de Frações

Addition and subtraction of fractions with a virtual calculator

This work presents the results obtained from the research which sought to evaluate the possibility of teaching addition and subtraction of fractions using activities mediated by a virtual calculator appropriate for fractions, carried out in a class with 24 students of the 5th grade of a public school, located in the city of Belém, Pará. Initially, a pre-test was applied to the students, with a questionnaire and problems involving addition and subtraction of fractions; afterwards, some activities were elaborated and applied to the students, for which they used a virtual calculator in order for them to draw a conclusion about the problem solving procedures involved in each operation; at last, the students were presented with a post-test with the same questions of the pre- test in order to verify the achieved results. The results indicate a significant increase regarding the percentage of correct answers in the post- test, in comparison to those in the pre-test, and also that the teaching of the operations involving addition and subtraction of fractions by means of activities mediated by a calculator as a didactic resource is feasible.

Keywords: Education. Mathematics education. Didactic use of calculator. Fractions teaching.


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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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