Inserção de Alunos Concluintes de Cursos de Formação de Professores na Prática Profissional

Emmanuel Ribeiro Cunha, Marta Genú Soares Aragão, Leidiane Rodrigues e Rodrigues, Katiúscia Aparecida Moreira de Oliveira Mendes, Clara Feitosa Lobo da Silva

Resumo


O artigo apresenta resultados de pesquisa qualitativo-descritiva realizada com sessenta e nove alunos concluintes de dois cursos de formação de professores em Nível Superior, com a intenção de revelar as concepções de educação presentes em seus discursos; identificar como articulam a construção do conhecimento necessário à prática docente, bem como descrever as possibilidades vislumbradas para sua inserção na prática profissional. O questionário foi o instrumento utilizado para a construção dos dados que foram analisados com suporte nas ideias de Bardin (1977). O estudo fundamentou-se nas ideias de Nóvoa (1992) e Veiga (2002) sobre a formação profissional e continuada e nas de Gauthier e colaboradores (1996), Tardif (2000, 2001 e 2002) e Tardif e Gauthier (1996) sobre os saberes dos professores. Os resultados assinalam que os concluintes têm significativas percepções sobre as exigências da Escola Básica para seu trabalho como professor e que vislumbram boas perspectivas, mesmo que a formação recebida não tenha sido suficiente para instrumentalizá-los para a prática docente, principalmente por não terem conseguido articular teoria e prática durante o desenvolvimento de seus cursos.

Palavras-chave:""" Formação""" de""" Professores. Prática Profissional. Saberes Docentes.

Integration of students graduating from teacher formation courses into the professional practice

The article presents results from a qualitative and descriptive research carried out with sixty-nine students graduating from two Higher Education teacher formation courses, aiming to reveal the conceptions of education present in their discourses; to identify how they articulate the construction of knowledge required for the practice of teaching; as well as to describe the foreseen possibilities for their integration into professional practice. A questionnaire was chosen as instrument for the composing of the data that was analyzed, with support on the ideas of Bardin (1997). The study was founded on the ideas of Nóvoa (1992) and Veiga (2002) on professional and continued formation, and the ideas of Gauthier and collaborators (1996), Tardif (2000, 2001 and 2002) and Tardif and Gauthier (1996) on the knowledge of teachers. The results indicate that the seniors have significant insights into the requirements of Basic School regarding their work as teachers, and that they foresee good prospects, even though the training they received was not sufficient to instrumentalize them for the teaching practice, especially on account of not having been able to articulate theory and practice in the duration of their courses.

Keywords: Teacher formation. Professional practice. Teaching knowledge.


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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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