O Uso da Tecnologia no Curso de Letras da UEPA: O Olhar Docente

Elisa Maria Pinheiro de Souza, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva

Resumo


O trabalho é resultado de um estudo que se propôs a analisa a práxis pedagógica dos docentes do Curso de Letras da Universidade do Estado do Pará, buscando construir um panorama sobre o uso das tecnologias digitais. O aporte teórico privilegiou as idéias de Tardif sobre a formação e a prática pedagógica dos professores e de Pretto sobre a inserção das tecnologias no meio social e educacional. A produção de dados foi concretizada com a aplicação de um questionário a 25 professores, no ano letivo de 2008. Foram alcançados resultados que indicaram a baixa freqüência de iniciativas relativas a um trabalho que integre a questão da aprendizagem e os recursos tecnológicos presentes na contemporaneidade.

Palavras-chave: Prática Pedagógica. Tecnolo-gias digitais. Formação de professores.

The use of technology in the language and literature major at uepa: the professor’s perspective

This work is a result of a study that aimed to analyze the pedagogical praxis of professors of the Language and Literature major at Universidade do Estado do Pará (UEPA) in order to build a panorama about the use of digital technologies. The theoretical support favored Tardif’s ideas on the formation and the pedagogical practice of the professors, as well as Pretto’s ideas on the use of technology in the social and educational environment. The data was collected by means of a questionnaire presented to 25 professors during the school year of 2008. The results indicated a low frequency of initiatives regarding works that integrate learning and the contemporary technological resources.

Keywords: Pedagogical practice. Digital technologies. Teacher formation.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons