A leitura literária no GT10 - alfabetização, leitura e escrita - da ANPED

Flávia Brocchetto Ramos, Gabrielle Dall’Agnol

Resumo


Este artigo apresenta resultados acerca de"estudos sobre a presença da leitura literária"e dos processos mediadores dessa leitura"em reuniões da Associação Nacional"de Pós-graduação e Pesquisa em Educação"(ANPEd). Na efetivação do artigo, analisou-se a presença da leitura literária em comunicações"orais no Grupo de Trabalho - GT 10 -"Alfabetização, Leitura e Escrita, da ANPEd,"entre 2002 e 2013. Após tabular os trabalhos"divulgados no referido GT, foram selecionados"e estudados os artigos publicados cujos"títulos, resumos ou palavras-chave continham"o vocábulo "leitura" ou similar. Após"identificadas, as produções foram organizadas"nos seguintes eixos temáticos: "Leitura e"escrita", "Leitura literária", "Práticas leitoras"- mediação" e "Outras leituras". Este artigo"elege os eixos "Leitura literária" e "Práticas"leitoras - mediação" como objeto de investigação,"no intuito de mapear as concepções"de leitura veiculadas nessas comunicações,"contribuindo para a construção de uma proposta"de estado da arte por meio de descrição"analítica.

Palavras-chave: Leitura; Literatura; Educação; Estado da Arte.

The literary Reading in GT10 - literacy, Reading and writing - from ANPED

This paper presents some results about the presence of literary reading and mediating processes of this reading in meetings from e National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd). During this study, we analyzed the presence of literary reading in oral communications in the Working Group - WG 10 -. Literacy, Reading and Writing from ANPEd between 2002 and 2013. After collecting and tabulating the data (papers presented in that GT), were selected and studied articles whose title, abstract or keywords had the word "reading" or similar. With those papers collected we organized them into the following themes: "Reading and writing", "literary reading", "Reading practices - mediation" and "Other reading". This article chooses the themes "literary reading" and "Reading practices - mediation" as an object of research, in order to map the concepts of reading presented "in such communications, contributing to the construction of a research proposal through analytical description.

Keywords: Reading, Literature, Education; State of art


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons