Influência do Aspecto Socioeconômico no Desenvolvimento Motor de Escolares do Município de Niterói/RJ

Gilberto Luiz Salvador de França, Sandra Bellas de Romariz

Resumo


O objetivo do estudo foi verificar o grau de influência do aspecto socioeconômico no desenvolvimento motor de escolares da rede municipal de Niterói/RJ. Trata-se de uma pesquisa descritiva, diagnóstica, com a finalidade de analisar questões relacionadas ao Desenvolvimento Motor (ROSA NETO, 2002). A amostra foi composta por três grupos de 22 escolares cada com idade de seis e sete anos. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário de aspecto socioeconômico da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa e a Escala de Desenvolvimento Motor do Rosa Neto (2002). Os resultados identificaram que os três grupos apresentam idade motora geral (IMG) negativa. O G1 obteve uma idade negativa de -1,7 meses, G2 de -3,5 meses e o G3 de -4,3 meses. Porém, concluímos que a diferença socioeconômica dos grupos não foi um fator determinante na sua classificação motora.

Palavras-chave:""""" Desenvolvimento"""" Motor. Aspecto Socioeconômico. Educação Física

Influence of the socio-economic aspect in the motor development of schoolchildren from the municipality of Niterói/RJ

The aim of this study was to assess the degree of influence of the socio-economic aspect on the motor development of schoolchildren in the municipal schools of Niterói/RJ. It is a descriptive, diagnostic research, with the purpose of examining issues related to Motor Development (ROSA NETO, 2002). The sample was composed of three groups of 22 schoolchildren, each six and seven years old. In order to collect the data we used the socio-economic aspect questionnaire of the Brazilian Association of Research Companies and Rosa Neto’s Motor Development Scale (2002). The results indicated that the three groups presented negative general motor age (IMG). G1 obtained a negative age of -1.7 months, G2 of -3.5 months, and G3 of -4.3 months. However, we concluded that the groups’ socio-economic differences were not a determinant factor in their motor classification.

Keywords: Motor development, socio-economic aspect, physical education.


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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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