"Até Hoje Quando Estou Cansada Eu Canto": História de Vida de Professores

Wolney Honório Filho, Rubislei Sabino da Silva, Maria Carolina Forte

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar a trajetória de vida da professora Maria de Lourdes Carneiro. O referido estudo é parte de uma pesquisa sobre a história de vida de destacados professores que vem sendo realizada no sudeste goiano. De modo específico, traz a trajetória educacional/profissional da Professora, através da abordagem (auto)biográfica em educação, ou seja, busca, por meio da entrevista semiestruturada, acessar as lembranças constituintes de memórias de um tempo de vida em que a escola se entrelaça e a constitui educadora. A história é analisada com o apoio teórico de Abrahão (2008); Nóvoa, (1992a); Hubermam, (1999); Josso, (2010); Imbernon, (2009); Tardif, (2008); Dominecé (2010); Gauthier (2006); entre outros. Apresenta, em suas considerações finais, a ideia de que nenhuma formação inicial, mesmo a oferecida em nível superior, é suficiente para o desenvolvimento profissional, apontando assim a necessidade de formação continuada que possibilite reflexão sobre a experiência cotidiana do ser professor.

Palavras-chave: formação continuada, história de vida, professor.

"

"I sing even when i’m tired": teacher´s life history

This article aims to present the life histories of Professor Maria Lourdes Carneiro. This study is part of a research on the life history of seconded teachers, which is being held in southeast Goiás. Specifically, brings educational career/professional teacher by addressing ( auto ) biographical education, or search through the semi - structured interview, access the constituents memories of memories of a lifetime in the school intertwines and is an educator. The story is analyzed with the theoretical support of Abrahão (2008); Nóvoa, (1992a); Hubermam, (1999); Josso, (2010); Imbernon, (2009); Tardif, (2008); Dominecé (2010); Gauthier (2006); among others. Presents, in his closing remarks, the idea that no initial training, even offered at the college level, is sufficient for professional development, thus pointing to the need for continuing training that enable reflection on the everyday experience of being a teacher.

Keywords: continuing education, life history teacher.

"


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons