Linguagem, Modelos Mentais e Problemas de Matemática

Ronaldo Barros Ripardo, Claudete Marques de Medeiros, Tadeu Oliver Gonçalves, Renato Borges Guerra

Resumo


"

Entender como se processa o conhecimento na mente humana é uma das atividades estudadas pela Psicologia Cognitiva. Fazem parte desse campo de discussão as representações e os modelos mentais, os quais têm interessado particularmente à educação, uma vez que situações de ensino e aprendizagem, principalmente nas que ocorrem por meio da resolução de situações-problema, requerem a (des)construção de modelos e representações. Neste sentido, trazemos para discussão como modelos mentais e linguagem se articulam na resolução de problemas matemáticos, a partir de um contexto didático de um curso de Licenciatura Plena em Matemática. Concluímos que a linguagem assume importância crucial devido intermediar as relações entre professor e aluno e entre esses e o conhecimento. No campo da matemática, esses temas são de extrema relevância em face da possibilidade de apontar novos horizontes didáticos para tal disciplina.

Palavras-Chave: Linguagem Matemática. Modelos mentais. Representações mentais.

Language, mental models, and mathematical problems

Understanding"how knowledge is processed in the human mind is one of the activities studied"by Cognitive Psychology. Part of this discussion"field are the mental representations and models,"which" have" been" of" particular" interest" to"education, considering that teaching and learning"situations, chiefly the ones that occur by means"of problem solving, require de (de)construction"of models and representations. In this sense,we bring into discussion how mental models"and language articulate with one another in the"solving of mathematical problems, from the"viewpoint of a didactic context of a Licentiateship"in Mathematics. We come to the conclusion that"language receives a crucial significance, because it intermediates the relationships between teacher"and student and between these and knowledge."In the field of mathematics, these themes are of extreme relevance, considering the possibility"of pointing out new didactical horizons for the"discipline.

Keywords:" Mathematical" language." Mental models. Mental representations.

"


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons