As funções psicológicas superiores no desenvolvimento do psiquismo infantil

Dorcely Isabel Isabel Bellanda Garcia

Resumo


Higher psychological functions in the development of children´s psychism

Resumo

Neste artigo, objetiva-se compreender o desenvolvimento do psiquismo humano, com ênfase no processo de formação das capacidades intelectivas da criança, destacando a ‘atenção’, a percepção’, a ‘memória’, as ‘emoções’ e os ‘sentimentos’. No processo do desenvolvimento infantil, essas funções psicológicas estão interligadas e diretamente relacionadas; não ocorrem, portanto, de forma isolada. A metodologia utilizada é de cunho teórico e fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural. Como resultado, evidenciou-se a importância desses estudos, que demonstram que as mediações pedagógicas e intencionais promovem  o desenvolvimento das funções cognitivas das crianças, desde os anos iniciais.  Tal conhecimento colabora com o professor no exercício de sua função, o qual estabelece elementos didáticos e, dessa forma, apresenta maiores condições de possibilitar o desenvolvimento dessas funções nos alunos.

Palavras-chave: Funções intelectivas. Psiquismo infantil. Teoria Histórico-Cultural.

 

Abstract.

The development of human psychism is analyzed by underscoring the process in the formation of children´s intellectual abilities, with special reference to ‘attention’, ‘perception’, ‘memory’, ‘emotions’ and ‘feelings’. The above psychological functions are interlinked and directly related. They do not occur in isolation. Methodology has a theoretical approach based on the Historical and Cultural Theory. Results show the importance of these studies which, in their turn, reveal that pedagogical and intentional mediations trigger the development of children´s cognitive functions from a very early stage. Knowledge collaborates with teachers at their tasks, establishing didactic elements and thus greater conditions for the development of these functions.

Keywords: Intellective functions. Children´s Psychism. Historical and Cultural Theory.



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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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