As contribuições do ensino agrícola para a consolidação da agricultura racional

Dayane da Silva Santos Altoé, Paulo Marcelo de Souza, Silvia Alicia Martínez

Resumo


The contributions of agricultural education to the consolidation of rational agriculture

Resumo

Os estudos sobre as transformações ocorridas no ensino profissional agrícola encontram-se, geralmente, baseados na apreciação das circunstâncias econômicas e políticas, todavia acredita-se que ideologia do desenvolvimento é de suma importância para a compreensão de tais mudanças.  Dada esta constatação, a proposta principal deste trabalho é entender como a ideia de desenvolvimento, além das circunstâncias políticas e econômicas contribuíram, no início do século XX, para a construção das características do ensino profissional agrícola. Que interesses permearam a construção dessa formação? Para responder a este questionamento e alcançar o objetivo traçado utilizar-se-á uma das estratégias típicas dos estudos históricos, a análise de fontes escritas a partir das quais olhando do momento presente indaga-se acerca do passado e daquilo que se tem como legado.

Palavras- Chave: Ensino Profissional Agrícola; Desenvolvimento; República

 

Abstract

Studies on transformations in agricultural vocational education are generally based on the appreciation of economic and political circumstances, but it is believed that development ideology is of paramount importance in understanding such changes. Given this finding, the main proposal of this work is to understand how the idea of development, in addition to the political and economic circumstances contributed, in the early twentieth century, to the construction of the characteristics of agricultural vocational education. What interests permeated the construction of this training? In order to respond to this question and to reach the objective outlined, one will use one of the typical strategies of historical studies, the analysis of written sources from which, looking from the present moment, one inquires about the past and what one has as a legacy.

Key words: Agricultural Professional Teaching; Development; Republic   

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons