Percepções de Professores Acerca de Suas Crenças de Eficácia

Ana Patrícia de Oliveira Fernandez, Simone Souza da Costa Silva, Fernando Augusto Ramos Pontes

Resumo


Perception of Teachers Regarding Their Efficacy Beliefs

Resumo

Este trabalho verificou a percepção dos professores acerca de suas crenças de eficácia (individual e coletiva), a partir da Teoria Social Cognitiva, no contexto de ensino. Participaram desta pesquisa quatro professores de uma escola privada confessional, do ensino infantil ao médio, selecionados aleatoriamente. Foram utilizados como instrumentos de coleta um questionário e uma entrevista coletiva semiaberta. Optou-se pela Análise de Conteúdo para interpretação e inferência dos dados, utilizando o software Nvivo 10. Os resultados indicaram que as crenças de eficácia de professores estão relacionadas às adversidades encontradas do contexto de ensino. Autoeficácia foi associada a estados afetivos; ao manejo de classe; ao engajamento do aluno; à capacidade para adequar estratégias de ensino. As crenças de eficácia coletiva evidenciaram percepções positivas quanto à capacidade para ensinar, indicando habilidades para promover aprendizagem significativa. Desse modo, os resultados contribuíram para apreender a visão dos professores acerca de suas crenças de eficácia.

Palavras-chave: teoria social cognitiva; professor; ensino.

 

Abstract

This study investigated the perception of teachers regarding their efficacy beliefs (individual and collective), based on the Cognitive Social Theory, in the teaching context. For this research, four teachers of a confessional private primary school were randomly selected. The tools used to collect the data were a questionnaire and a semi-open interview. The content analysis was applied for the interpretation and inference of the data using the software Nvivo 10.  The results indicated that teacher efficacy beliefs are related to adversities found in teaching context. Self-efficacy was associated with affective conditions; class management; student’s engagement; the ability to suit teaching strategies. The collective efficacy beliefs showed positive perceptions about the ability to teach, indicating skills to promote meaningful learning. Thus, the results contributed to acquire the vision of teachers about their efficacy beliefs.

Keywords: cognitive social theory; teacher; teaching.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons