Perfil sociocultural dos professores de 1 ao 5 ano da Rede Municipal de Recife

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Resumo


Sociocultural profile of elementary schools’ teachers in the City of Recife

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa sobre o perfil das professoras que atuam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental na Rede Municipal de Recife. Um questionário foi respondido por 340 docentes, 15% do total de professoras desse segmento de ensino. O objetivo principal foi compreender elementos do perfil que podem influenciar direta ou indiretamente a prática docente. Os resultados indicam que, apesar de gastarem a maior parte do tempo livre em frente à TV, é significativa a presença do cinema e de apresentações musicais na sua vida. Quanto à leitura, todas as docentes afirmam gostar de ler.

Palavras-chave: perfil sociocultural – professores – anos iniciais – educação básica

Abstract

This article presents results of a research about the profile of elementary schools’ teachers  from municipal schools in the city of Recife. A questionnaire was answered by 340 teachers, corresponding to 15% of the total of the teachers. We aim to evidence aspects of the sociocultural profile that can influence directly or indirectly the teaching practice. The results indicate that although they spend most of their free time watching TV, they also go to the cinema and music concerts. All the teachers affirms they like to read.

Keywords: sociocultural profile- teachers – elementary schools


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons