A emoção do medo: olhares clássicos para compreender desafios no presente

Elisa Pereira Gonsalves, Fabricio Possebon

Resumo


The emotion of fear: classic looks to understand challenges in the present

Resumo

O presente artigo integra as reflexões teóricas da pesquisa “Emoções na Escola”, que teve como objetivo central identificar os elementos desencadeadores de diferentes emoções e seus impactos, em termos educativos, na percepção dos adolescentes. Este trabalho é um recorte daquela pesquisa e se propõe investigar o conceito de medo e sua importância social. Para esta reflexão, observamos inicialmente os autores clássicos, como Aristóteles e Cícero, confrontando-os com a moderna interpretação da matéria. Os resultados da pesquisa indicam que a experiência do medo vinculado à obediência (medo derivado) predomina sobre o medo inato.

Palavras-chave: educação emocional. Medo. Paixão.

 

Abstract

The present article integrates the theoretical reflections of the research “Emotions in the School”, whose main objective was to identify the triggering elements of different emotions and their impacts, in educational terms, on adolescents' perceptions. This work is a cut of that research and it is proposed to investigate the concept of fear and its social importance. For this reflection, we first observe the classical authors, such as Aristotle and Cicero, confronting them with the modern interpretation of matter. The results of the research indicate that the experience of fear linked to obedience (derived fear) predominates over innate fear.

Keywords: emotional education. Fear. Passion.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons