Formação docente e prática de ensino: narrativas de professoras de Geografia

Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Nereida Maria Santos Mafra De Benedictis, Luciana Amorim de Oliveira

Resumo


Teaching training and practice of teaching: narrative teaching of geography’s teachers

Resumo

O presente artigo contempla uma discussão sobre a trajetória de formação das professoras de Geografia graduadas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que atuam na educação básica, nas redes pública e privada de Vitória da Conquista - BA. As narrativas foram adotadas como metodologia da pesquisa e as professoras participantes puderam expor suas experiências desde os momentos em que eram estudantes da educação básica até o presente. As discussões foram conduzidas por meio da inserção de temas relacionados com a formação docente e a prática de ensino de Geografia. Foi possível perceber as concepções de educação e de ciência geográfica construídas pelas docentes ao longo de suas trajetórias e a ressignificação de suas vivências, além de uma reflexão das posturas pedagógicas apresentadas.

Palavras-chave: Formação Docente. Narrativas. Práticas de Ensino de Geografia

 

Abstract

The present article contemplates a discussion of the geography teacher’s trajectory of formation. These teachers are graduated at Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) and they work in the basic education, at public and private schools in Vitória da Conquista- BA. It was taken as methodology of the research, the narratives, and the participating teachers expose their experiences moments from their time as basic education students until the present time. The discussion were conducted through the insertion of themes related to the academic education of teachers and the practice of Geography teaching. It was possible to perceive the conceptions of education and geography science built by the teachers during their trajectories and was perceived that the act of narrating the experiences provided a reframing of their livings and a reflection of the presented pedagogic attitudes.

Keywords: Teaching training. Narratives. Geography Teaching Practice

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons