O ensino da matemática e a cultura escolar dos grupos escolares do Município de Aiquara, Bahia (1965-1985)

Zenildo Santos, Claudinei de Camargo Sant’Ana

Resumo


The teaching of mathematics and the school culture of the school groups of the Municipality of Aiquara, Bahia (1965-1985)

Resumo:

Este texto, faz parte de uma pesquisa de Mestrado que se insere no campo da história da Educação Matemática Escolar, cujo objetivo é analisar de que maneira foi desenvolvido o ensino de Matemática e identificar a cultura escolar dos grupos escolares do município de Aiquara BA, no período compreendido entre os anos 1965 a 1985. Para tanto, constitui-se os dados desta pesquisa as fontes primárias: documentos escolares, tais como: leis, decretos, atas, livros, cadernos, provas etc., referentes aos grupos escolares, assim como as fontes orais, produzidas a partir de entrevistas semiestruturadas com ex-funcionários (professores e diretores) e ex-alunos. Por se tratar de uma pesquisa histórica será utilizada a análise documental e o aporte teórico utilizado foi composto por André Chervel (1990), que teoriza sobre a História das Disciplinas Escolares, Roger Chartier (2002) sobre a História Cultural e Dominique Julia (2001) sobre a Cultura Escolar. A partir dos dados preliminares é possível identificar que o ensino da matemática foi constituído do ensino das operações fundamentais, fortemente influenciada pela tabuada, prescrito com grande rigor disciplinar.

Palavras-Chave: História do Ensino da Matemática. Grupo Escolar. Cultura Escolar.

 

Abstract:

This text is part of a Master's in progress research that is part of the history of School Mathematics Education, whose objective is to analyze how mathematics teaching was developed and to identify the school culture of the school groups of the municipality of Aiquara in the period, between 1965 and 1985. For this purpose, the data of this research are the primary sources: school documents, such as: laws, decrees, minutes, books, notebooks, such as oral sources, produced from semi-structured interviews with former employees (teachers and principals) and alumni. The theoretical-methodological contribution used in the analyzes was composed by André Chervel (1990), who theorizes on the History of School Disciplines, Roger Chartier (2002) on Cultural History and Dominique Julia (2001) on School Culture. From the preliminary data it is possible to identify that the teaching of mathematics was constituted of the teaching of the fundamental operations, strongly influenced by the tableau, prescribed with great disciplinary rigor.

Keywords: History of Mathematics Teaching. School Group. School Culture.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons