O primeiro currículo do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (1971-1979): apontamentos sobre os saberes profissionais docentes

Suélen Rita Andrade Machado, Lucieli M. Trivizoli

Resumo


The first curriculum of the Mathematics Course of the State University of Maringá (1971-1979): tracing the professional knowledge for teaching instruction

Resumo

O artigo identifica e caracteriza historicamente o primeiro currículo do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e aponta as bases curriculares iniciais necessárias à constituição dos saberes profissionais do professor de matemática identificados a partir das variações do primeiro currículo. Este texto é resultado de um estudo exploratório-descritivo e qualitativo, que se primou na análise de documentos inventariados no Departamento de Matemática da UEM. Destaca-se que o primeiro currículo expressava características inseparáveis da política educacional da década de 1960 e, por meio das particularidades do corpo docente, de outros cursos da própria instituição criados no mesmo ano e deliberações legais, rubricas foram modificadas de modo a constituir um núcleo comum de saberes pedagógicos e matemáticos relativos a formação docente.

Palavras-chave: História da Educação Matemática. História do Currículo do Curso de Matemática. Saberes profissionais do professor de Matemática.

Abstract

This paper historically identifies and characterizes the first curriculum of the Mathematics Course of the State University of Maringá (UEM) and points out the initial curricular bases required for the constitution of the professional knowledge of the Mathematics teacher identified from the curricular variations of the first curriculum. This text corresponds to an exploratory-descriptive and qualitative study, which was based on the analysis of documents inventoried in the Department of Mathematics of the UEM. The first curriculum expressed the inseparable characteristics of the educational policy of the 1960s and, through the particularities of the faculty, other courses of the institution created in the same year and legal deliberations, modified the subjects of the Course in order to constitute a common core for pedagogical and mathematical knowledge related to teacher instruction.

Keywords: History of Mathematics Education. History of the Curriculum of the Mathematics Course. Professional knowledge of the mathematics teacher.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons