Estudo qualitativo sobre as mudanças que o ENEM provocou nos trabalhos pedagógicos e metodológicos dos professores do Ensino Médio

Claudene Souza da Silva

Resumo


O estudo investigou as repercussões do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM no trabalho pedagógico dos professores. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com fundamentos em Dias Sobrinho (2003), Afonso (2005), Zanchet (2005), Apple (2006), Mészáros (2006), e outros, na escola de Ensino Médio Padre José Nicolino de Souza, da Rede Estadual, no município de Oriximiná, localizada a oeste do Estado do Pará. Objetivou-se neste estudo identificar que concepções de educação e de avaliação permeiam as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Médio; investigar que conhecimentos os professores têm sobre o ENEM como política pública de avaliação; e analisar como os professores desenvolvem seu trabalho pedagógico em consonância com a proposta do ENEM. Realizou-se a coleta de dados com uma entrevista semiestruturada com quatro sujeitos. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, com base em Bardin (1977), que serviu para perceber e identificar as informações manifestadas nos enunciados do conteúdo. Infere-se com os resultados alcançados que o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM repercute diretamente no trabalho pedagógico dos professores do Ensino Médio e com isso determina modificações na sua forma de avaliar e de ensinar.

Palavras - chave: Educação. Formação de Professores. ENEM

"Qualitative study on the changes that the ENEM provoked in the pedagogical and methodological works of the teachers of the Secondary School

The study investigated the impact of the National High School Exam-ENEM in pedagogical work of teachers. We conducted a qualitative study, with foundations in Dias Sobrinho (2003), Afonso (2005), Zanchet (2005), Apple (2006), Mészáros (2006), and others, in public high school of Father Joseph Nicolino Souza, of the State Network, the municipality of Oriximiná, located west of Pará State objective of this study to identify which concepts of education and evaluation permeate the teaching practices of secondary school teachers, to investigate what knowledge teachers have about ENEM as public policy evaluation and analyze how teachers develop their pedagogical work in line with the proposal ENEM. We carried out data collection with a semi-structured interviews with four subjects. For data analysis, we used the technique of content analysis, based on Bardin (1977), which served to identify and understand the information expressed in the statements of the content. It appears from the results aoe the National High School Examination - ENEM directly reflected in the pedagogic work of Middle School teachers and thereby determines changes in their assessment and teaching.

Keywords: Education - teacher training - ENEM



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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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