Educação patrimonial no contexto escolar: uma proposta pedagógica para o Centro de Atendimento Infantil Vó Olga/Amapá

Piedade Lino Videira, Elivaldo Serrão Custódio, Delcirene Videira da Silva

Resumo


Patrimonial Education in the school context: a pedagogical proposal for the Vo Olga Child Care Center/ Amapá

Resumo

O artigo objetiva sensibilizar os profissionais do Centro de Atendimento Infantil Vó Olga sobre a relevância do conhecimento sobre o patrimônio cultural de Mazagão Velho/Amapá, transformando-os em recurso didático-pedagógico voltado para a valorização e salvaguarda das manifestações culturais negras presentes na comunidade, bem como promover a afirmação da identidade étnico-racial dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo etnográfico, que utilizou a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a entrevista como forma de investigação. Os resultados revelam que apesar dos dispositivos legais, a escola não tem uma proposta curricular para trabalhar a temática patrimonial bem como as festas tradicionais da comunidade de Mazagão Velho não estão incluídas nas práticas pedagógicas dos professores.

Palavras-chave: Educação Patrimonial. Proposta pedagógica. Mazagão Velho-AP

Abstract

The article aims to sensitize the professionals of the Vó Olga Children Care Center about the relevance of knowledge about the cultural heritage of Mazagão Velho / Amapá, transforming them into a didactic-pedagogical resource aimed at valuing and safeguarding the black cultural manifestations present in the community, as well as to promote the affirmation of the ethnic-racial identity of the students. It is a research of qualitative ethnographic character, that used the bibliographical research, the documentary research and the interview as a form of investigation. The results show that despite the legal provisions, the school does not have a curricular proposal to work on the patrimonial theme, as well as the traditional festivals of the community of Mazagão Velho are not included in the pedagogical practices of the teachers.

Keywords: Patrimonial Education. Pedagogical proposal. New South Wales


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons