Grupo de estudos sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: Contribuindo para formação de professores

Celia Regina Vitaliano, Gislaine Semcovici Nozi, Josiane Rodrigues Barbosa Vioto

Resumo


Este artigo descreve o processo de desenvolvimento e os resultados obtidos em um projeto de extensão que consistiu em um grupo de estudos sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), realizado com a participação de professores e gestores de duas redes municipais de Educação, estudantes do curso de Pedagogia e de Mestrado em Educação, bem como docentes universitárias. O projeto teve a duração de um ano e meio, totalizando 26 encontros, realizados em uma sala de aula de uma universidade pública da região norte do Paraná, por meio de estudos teóricos e metodológicos, estudos de casos e planejamento de práticas educacionais. Os temas estudados foram: caracterização da população alvo da Educação Especial e suas respectivas NEE, práticas pedagógicas inclusivas, entre outros. Os resultados evidenciaram que os procedimentos foram efetivos para minimizar as dificuldades sentidas pelos professores em relação à questão em foco.

Palavras-chave: grupo de estudos; professores; inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.

Study group about inclusion of students with special educational needs: contributing to teacher education

This paper describes the development process and results obtained in an extension project that consisted in a study group about the inclusion process of students with Special Educational Needs (SEN), performed with the participation of teachers and managers of two municipal networks of education, students from the Pedagogy course and from Masters in Education, as well as university professors. The project lasted for one and a half years, in a total of 26 meetings, held in classroom of a public institution of higher education in the north of Paraná, by theoretical and methodological studies, case studies and planning of educational practices. The studied themes were: characterization of the target population of Special Education and its respective SEN, inclusive pedagogic practices, among others. The results evidenced that the procedures were effective to minimize the difficulties experienced by teachers related to the theme.

Key-words: study group; professors; inclusion of students with special educational needs.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons