Interdisciplinaridade x Interculturalidade: Uma Prática Pedagógica Apinayé

Francisco Edviges Albuquerque

Resumo


Este artigo trata de um estudo sobre as práticas pedagógicas, adotadas nas escolas indígenas Apinayé, considerando a abordagem da educação interdisciplinar e intercultural. A pesquisa teve início no ano de 2000, quando a SEDUC/TO passou a gerenciar essas escolas, implantando o Ensino Fundamental e Médio na Aldeia São José e, posteriormente, na Mariazinha. A pesquisa objetiva analisar essas práticas e identificar as contribuições e benefícios que elas trarão para as escolas Apinayé. Constatamos também que, nessas escolas, são adotadas duas práticas pedagógicas: uma disciplinar/interdisciplinar, empregada pelos professores não-indígenas, a outra intercultural e bilíngue, adotada pelos professores indígenas. Os resultados do trabalho mostram que os professores indígenas vêm tentando resistir a toda uma política contrária aos anseios, que é a manutenção e revitalização da cultura e da língua Apinayé dentro da escola.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interculturalidade. Educação indígena Apinayé.

Interdisciplinarity x interculturality: an Apinayé pedagogical practice

This article is about a study on the pedagogical practices adopted in Apinayé native schools, considering the interdisciplinary and intercultural educational approach. The research began in 2000, when SEDUC/TO started to manage these schools, establishing middle and high schools in São José village, and afterwards in Mariazinha village. The research aims to analyze these practices and identify the contributions and benefits they will bring to the Apinayé schools. We also noted that, in these schools, there are two pedagogical practices in use: a disciplinary/interdisciplinary one, employed by non-native teachers, and an intercultural and bilingual one, adopted by the native teachers. The results from the work show that the native teachers have been trying to resist the politics contrary to the yearnings, which is the support and the revitalization of the Apinayé language and culture inside the schools.

Keywords: Interdisciplinarity. Interculturality. Apinayé native education.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons