A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática

Ana Carolina Costa Pereira, Fumikazu Saito

Resumo


 

Resumo

Este artigo apresenta os principais resultados de uma proposta que busca reconstruir o báculo de Petrus Ramus (1515-1572) seguindo as orientações que foram por ele dadas em seu tratado intitulado Via regia ad geometriam – They Way of Geometry, traduzido e publicado por William Bedwell (1561-1632) em 1636. A metodologia aqui adotada é qualitativa de cunho documental, uma vez que se propõe identificar, no próprio texto, elementos que podem ser explorados com finalidades didáticas para o ensino de matemática. Conclui-se que o processo de reconstrução do instrumento desencadeia algumas ações que fazem emergir questões de ordem matemática, epistemológica e material, que podem ser exploradas para a construção de interfaces entre história e ensino de matemática.

Palavras-chave: Interface entre História e Ensino de Matemática. Instrumento Matemático. Báculo.

 

The reconstruction of petrus ramus’ baculum in the interface between history and math teaching

Abstract

This article presents the main results of a proposal that seeks to reconstruct the Petrus Ramus’ (1515-1572) baculum following the guidelines given by him in his treatise named Via regia ad geometriam - They Way of Geometry, translated and published by William Bedwell (1561-1632) in 1636. The methodology adopted here is qualitative documentary, since it proposed to identify in the text itself elements that can be explored with didactic purposes for mathematics teaching. It is concluded that the process of reconstruction triggers some actions that raise mathematical, epistemological and material issues, which can be exploited for the construction of interfaces between history and math teaching.Keyword: Interface between History and Math Teaching. Mathematical Instrument. Baculum. 



Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons