Coordenação pedagógica na escola básica brasileira posta em questão

Osmar Hélio Alves Araújo, Elcimar Simão Martins, Janine Marta Coelho Rodrigues

Resumo


Resumo

Discute-se aqui sobre o que faz, como e o que é necessário fazer a coordenação pedagógica da escola básica no Brasil. As ideias aqui debatidas convergem para o entendimento que contribuir e acompanhar continuamente os processos de ensino e aprendizagem; acompanhando, orientando e auxiliando os professores no processo de planejamento, organização e execução do trabalho em sala de aula, bem como a formação contínua docente são algumas das ações primordiais na atuação do coordenador pedagógico.

Palavras-chave: Coordenação pedagógica. Escola básica. Formar. Pesquisar. Autoavaliação.

 

Pedagogical coordination in the Brazilianpossible in question

Abstract

Here we discuss what makes, how and what is necessary the pedagogical coordination of the elementary school in Brazil. The ideas discussed here converge to the understanding that to contribute and to continuously follow the teaching and learning processes; accompanying, guiding and assisting teachers in the planning process, organization and execution of the work in the classroom, as well as the continuous teacher training are some of the primary actions in the practice of the pedagogical coordinator.

Keywords: Pedagogical coordination. Elementary school. Training. Research. Self-assessment.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons