Atribuições de profissionais da educação sobre o aluno com autismo

Vera Lucia Mendonça Nunes, Eduardo José Manzini

Resumo


Objetivou-se identificar as atribuições descritas por 23 profissionais da área de educação que frequentavam um curso de especialização sobre Transtorno do Espectro Autista, realizado no Município de Dourados /MS. O procedimento para a coleta dos dados consistiu em solicitar aos participantes que descrevessem, por escrito e individualmente, quem seria, para eles, o aluno com autismo. Todos os relatos foram digitados e identificados. A análise de dados consistiu em separar as atribuições e classificá-las em aspectos internos e externos ao estudante com autismo. Os resultados indicaram que as atribuições, sobre os aspectos internos, pertencem ao senso comum, outras estão relacionadas à observação de comportamentos característicos de pessoas com autismo. Sobre as atribuições externas, é possível concluir que parte dessas atribuições está relacionada a cuidados como métodos de ensino e a forma de lidar com os comportamentos estereotipados e parte delas é descrita como algo que seria politicamente correto de se fazer.

 

Palavras-chave: Educação Especial. Autismo. Concepção.

 

Attributions of professionals from the education on students with autism

Abstract

The objective was to identify the attributions described by 23 professionals in the education area who attended a specialization course on Autism Spectrum Disorder, conducted in the city of Dourados / MS. The procedure for data collecting consisted of asking the participants to describe, in writing and individually, who would be the student with autism for them. All reports were typed and identified. Data analysis consisted in separating the assignments and classifying them in internal and external aspects to the student with autism. The results indicated that the attributions, on the internal aspects, belong to the common sense, others are related to the observation of behaviors characteristic of people with autism. Regarding external assignments, it is possible to conclude that some of these attributions are related to care as teaching methods and how to deal with stereotyped behaviors and part of them is described as something that would be politically correct to do.

 

Keywords: Special Education. Autism. Concepcion.



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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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