PIBID: uma política de formação docente inovadora?

Isabel Maria Sabino de Farias, Cláudio César Torquato Rocha

Resumo


O artigo faz um exame teórico do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID como política de formação docente. Inicia resgatando os compromissos assumidos pelo Brasil nas várias Conferências e declarações sobre a ‘Educação para Todos’, ressaltando neles o papel estratégico que assume a valorização do magistério e o melhoramento das condições e status da profissão docente para atingir as metas projetadas nesses momentos, desvelando ainda os desafios que persistem. Explicita elementos contextuais em que se delineiam políticas públicas referentes à educação no processo de modernização nacional. Adentra na análise dos discursos modernizadores sobre a formação de professores, buscando compreender seu sentido, chegando ao PIBID. Conclui destacando a necessidade de avaliação das experiências efetivadas pelo PIBID e assinalando-o como política com potencial para promover práticas pedagógicas de caráter emancipador.

Palavras-chave: Formação Docente; Política Educacional; PIBID.

PIBID: an innovative teacher training policy?

The article makes a theoretical examination of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID as a teacher training policy. It starts redeeming the commitments undertaken by Brazil in several conferences and statements about 'education for all', stressing in them the strategic role that assumes the valorization of teaching and the improvement of the conditions and status of the teaching profession to meet the targets projected at those moments, revealing the challenges that still persist. It clarifies contextual elements which shape public policies relating to education in national modernization process. It also enters the analysis of modernizing speeches on the teachers training, seeking to understand its meaning, reaching the PIBID. It concludes highlighting the need to assess the PIBID’s experiences by marking it as a potential policy to promote pedagogical practices of emancipatory character.

Keywords: Teacher Training; Educational Policy; PIBID.


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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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