O caráter conservador da perspectiva inclusiva na Educação Especial: as salas multimeios na Rede Municipal de Florianópolis

Maria Helena Michels, Maria Sylvia Cardoso Carneiro, Rosalba Maria Cardoso Garcia

Resumo


No presente artigo objetivamos analisar as políticas de inclusão escolar voltadas a alunos da Educação Especial, especificamente aquelas referentes à oferta de atendimento educacional especializado (AEE) na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMF). Buscamos apreender as concepções e as práticas presentes no AEE na RMF, analisamos a estrutura, os equipamentos e recursos, os professores (formação, forma de contratação, tempo de trabalho), os alunos (número de alunos, deficiência, agrupamento) e a dinâmica do AEE em seis salas multimeios presentes na RMF. Para tanto, lançamos mão de análise da política educacional municipal. As variações no trabalho desenvolvido remetem a distintas concepções de inclusão, desenvolvimento, aprendizagem, o que indica um ecletismo teórico-metodológico que consolida a conservação das influências tradicionais da Educação Especial presentes na perspectiva inclusiva. Tal diversificação explicita a precariedade da relação do trabalho desenvolvido com o processo de escolarização dos alunos da Educação Especial.

Palavras-chave: AEE; Diversificação; Educação Especial

The conservative character of inclusive perspective in special education: the multimedia classrooms in the municipal schools of Florianopolis"

In this article we intended to analyze the policies of school inclusion directed to students of Special Education, specifically those concerning the provision of specialized educational services (AEE) in the municipal schools of Florianopolis. We sought to understand the concepts and practices present in these services, we analyzed the structure, equipment and resources, teachers (training, form of contracting, working time), students (number of students, deficiency, grouping), and the AEE dynamics in six multimedia classrooms. The variations in the developed work refer to different concepts of inclusion, development, learning, which indicates a theoretical and methodological eclecticism that consolidates the conservation of traditional influences of Special Education present in the inclusive perspective. This diversification explains the precariousness of the relationship between the developed work and the educational process of students of Special Education.

Keywords: AEE; Diversification; Special Education.


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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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