Representações de leitura e inclusão de jovens e adultos: análise do Programa PROJOVEM Urbano

Raimunda Abou Gebran, Itamar José Bressan

Resumo


O presente artigo faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as representações de leitura sugeridas no material didático-pedagógico do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano - PJU), verificando vários sentidos a serem atribuídos nos textos e como estes favorecem a formação cidadã. O aporte teórico ancorado em Certeau (1998), Chartier (1990; 1991; 2009), Jodelet (2001) e Moscovici (2003) permitiu-nos visualizar e analisar os sentidos e os discursos que impulsionam as representações de leitura presentes no Manual do Educador e no Guia de Estudo Integrado, bem como ativar as práticas de leitura. A metodologia usada foi a qualitativa-interpretativa e os dados foram obtidos por meio da análise documental do material de apoio pedagógico para os educadores e educandos. As análises revelaram que os textos e atividades trazem temas e discussões com potencial para o desenvolvimento de uma leitura crítica da realidade, embora necessite da mediação do professor para o aprofundamento das reflexões a fim de tornar a aprendizagem mais significativa.
Palavras-chave: Representações. Leitura. Educação de Jovens e Adultos.

Representations of reading and inclusion of youth and adults: analysis of the urban Projovem Program


Abstract
This article is part of a research that aimed to analyze the reading representations suggested in the didactic-pedagogical material of the National Youth Inclusion Program (Projovem Urbano-PJU), verifying several meanings to be attributed in the texts and how they favor Training. The theoretical contribution anchored in Certeau (1998), Chartier (1990, 1991 and 2009), Jodelet (2001), Moscovici (2003) allowed us to visualize and analyze the meanings and discourses that drive the reading representations present in the Educator's Manual And the Integrated Study Guide, as well as enabling reading practices. The methodology used was qualitative-interpretative and the data were obtained through documentary analysis of the pedagogical support material for educators and students. The analyzes revealed that the texts and activities bring themes and discussions with potential for the development of a critical reading of reality, although it requires the teacher's mediation to deepen the reflections in order to make learning more meaningful.
Keywords: Representations, reading, Youth and Adult Education.


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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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