Formação inicial e continuada: implicações para o exercício profissional de professores iniciantes

Miriane Zanetti Giordan, Márcia de Souza Hobold, Cláudia Valéria Lopes Gabardo

Resumo


Resumo

Este artigo tem como pano de fundo a formação inicial e continuada de professores e como objetivo central identificar as implicações dessas formações no trabalho dos professores iniciantes. Os dados apresentados correspondem a pesquisas que investigaram o início da docência. Como referenciais teóricos para a análise dos dados utilizou-se Gatti (2015), Sarti (2012) e Chartier (2007). Os resultados das pesquisas revelam que os professores enfrentam dificuldades em relacionar os conhecimentos da formação inicial e continuada nas suas práticas docentes e indicam que a formação, tanto inicial quanto continuada, deveria levar em consideração todos os aspectos da atividade docente, aproximando-se cada vez mais da realidade escolar e das ações dos professores com o objetivo de analisá-las, visando teorizações da prática pedagógica.

Palavras-chave: Formação inicial e continuada. Professores iniciantes. Prática pedagógica.

"

Initial and continuing training: implications for professional practice of novice teachers

Abstract

This article aims to show the implications of initial and continuing teacher education in the teaching practices of novice teachers. The presented data correspond to searches that investigated the beginning of the teaching practice. The theoretical references brought into this discussion are Gatti (2015), Sarti (2012), and Chartier (2007). The results reveal that teachers find difficulties in relating the knowledge acquired in initial and continuing education with their teaching practices." It indicates that teachers training, initial and continuing, should consider all aspects of teaching activity, increasingly approaching the school reality and the actions of teachers in order to analyze it, aiming for the theorizing of teaching practice.

Keywords: Initial and continuing teacher education. Novice teachers. Pedagogical practice.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons