A presença da alteridade no contexto de uma escola pública de Blumenau: uma análise a partir dos dizeres de educandos

Ketlin Braatz, Simone Riske-Koch, Tarcísio Alfonso Wickert

Resumo


Este artigo tem como temática Alteridade e Educação. Objetiva compreender como a Alteridade está presente no contexto escolar, a partir dos dizeres e atitudes de educandos. Utilizamos Emmanuel Lévinas e Paulo Freire para fundamentar nossas reflexões respectivamente em torno das temáticas da Alteridade e da formação de professores, além de outros autores e documentos da educação básica. De cunho qualitativo e exploratório, esta pesquisa foi desenvolvida com educandos de uma escola pública de Blumenau-SC. Para produção dos dados utilizamos a realização de rodas de conversa com um grupo focal. Os dados que foram coletados a partir dos dizeres dos educandos, em relação às diferenças, demonstram que há estereótipos ainda fortemente presentes na sociedade e que, consequentemente, excluem aqueles que fogem do padrão.

Palavras-chave: Alteridade. Outro/Outridade. Educação escolar.

"

The presence of otherness in the context of a public school: na analysis based on the thoughts of the students

Abstract

This article has the theme of Alterity and Education. It aims to understand how the Alterity is present in the context of the school, based on sayings and attitudes of learners. We use Emannuel Levinas and Paulo Freire to base our reflections respectively on the subject of Alterity and teacher training, as well as other authors and documents of the basic education. This research used qualitative method and is defined as exploratory. It was developed with students of a public school in the city of Blumenau-SC. To produce the data we did conversation circles with a focus group. The data show that students' statements about differences carry stereotypes that are still strongly present in our society and therefore exclude those who are out of the patterns.

Keywords: Alterity. Other/Otherness. Schoolar education.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons