Currículo e heroísmo docente: um estudo sobre os projetos vencedores do prêmio professores do Brasil como prática curricular de distinção docente

Yáscara Koga, Evandro Ricardo Guindani

Resumo


Este trabalho é fruto de pesquisa de mestrado que buscou investigar quarenta projetos vencedores do Prêmio Professores do Brasil, prêmio este atribuído pelo Ministério da Educação - órgão regulador oficial da educação - anualmente aos professores da rede pública, conferindo distinção aos mesmos. Tal investigação buscou problematizar como o trabalho docente considerado digno de distinção é aquele que consegue "criativamente e heroicamente" criar um currículo próprio a ser seguido pelo professor durante o ano letivo. Os resultados apontam que a "pedagogia do possível" se confunde com proposta curricular e a cada ano de premiação firma-se como "saída" para o trabalho docente. A relevância deste trabalho está em contribuir para a discussão de políticas públicas observando o currículo e a prática docente como eixo que se retroalimenta.

Palavras-chave: Currículo. Prêmio. Distinção docente.

Curriculum and teacher heroism: a study on the winning projects of the Brazil teachers award as curricular practice of teaching distinction

Abstract

This work is the fruit of a master’s study that sought to investigate forty winning projects of the Brazil Teachers Award, issued annually to public school teachers by the Ministry of Education - the official regulatory agency for education. The study problematized how teaching considered worthy of praise is that which is able to "creatively and heroically" create a specific curriculum to be followed by the teacher during the school year. The results indicate that the "pedagogy of the possible" is confused with a curriculum proposal and each year the award is seen as a "solution" for the teaching work. The study is relevant because it contributes to a discussion of public policies, observing curriculum and teaching practice as a feedback axis.

Key-words: Curriculum. Award. Distinctive Teaching.

"


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons