Prática avaliativa da aprendizagem em escola multisseriada do campo, Ilha de Cotijuba-PA

Mayra da Silva Corrêa, Luiza Nakayama, Raimunda Kelly Silva Gomes

Resumo


Com o objetivo de investigar a prática da avaliação, em uma escola do campo multisséries (Escola X), localizada na Ilha de Cotijuba/PA, entrevistamos a Profa. X, do ciclo de Infância e realizamos observação in loco da sua prática educativa docente. Esta pesquisa teve cunho qualitativo e nos embasamos em Marli André, para etnografia da prática escolar e em Roseli Caldart, para entendimento dos "sujeitos do campo", dentre outros. Os resultados apontam que a Profa. X: 1. Revelou uma avaliação tradicional em sua prática de ensino; 2. Demonstrou pouca clareza nos registros escritos dos desempenhos dos alunos e 3. Utilizou metodologias de ensino que pouco facilita o pleno domínio do letramento, tendo o livro didático como seu recurso principal. Portanto, embora a professora possua pouca clareza na avaliação e sua prática pedagógica se distancie do contexto de vida da comunidade, esforça-se para desempenhar uma avaliação contínua e que atenda os alunos nas suas necessidades individuais e coletivas.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Classe multisseriada. Educação do campo.

"

Evaluation practice of learning in multisseriate school of campo, Isla in Cotijuba-PA


Abstract

In order to investigate the practice of evaluation in a multigrade rural school (School X) located in the Island of Cotijuba, Pará State - Brazil, we interviewed Teacher X of Elementary School and observed in loco her professional practice. This research was of a qualitative type. It is based on Marli André, for ethnography of the school practice; Roseli Caldart, for the understanding of the "subjects of the field", among others. We found that Teacher X: (i) revealed a traditional evaluation in her teaching practice; (ii) demonstrated a lack of clarity in the written records of student performance; and (iii) used teaching methods which do not favor full mastery of literacy, and the textbook is her main resource. We concluded that, although the teacher has little clarity in the evaluation and her practice goes away from the context of life of the Cotijuba community, she strives to perform an ongoing evaluation and meets the students in their individual and collective needs.

Keywords: Learning assessment. Multigrade classroom. Rural Education.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons