As pesquisas na linha de formação de professores dos mestrandos em educação da UEPA: avanços e limites

Albêne Lis Monteiro, Cely do Socorro Costa Nunes, Lainy Bezerra Moraes

Resumo


Este estudo socializa as análises de quinze dissertações defendidas, nos anos de 2007 e 2008, por mestrandos da Linha de Pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA. O objetivo da pesquisa foi traçar a configuração epistemológica e metodológica das pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos supracitados. Para tanto, foram analisadas: a vinculação das dissertações com o descritor da linha; a distribuição e frequência de temas, subtemas de estudo, problemas/questões norteadoras, objetivos, conteúdos privilegiados, emergentes e silenciados. Foram destacados os autores mais citados, os sujeitos/participantes, tipos de estudos realizados, metodologias utilizadas em termos de técnicas de coleta e análise de dados, referenciais teóricos construídos, resultados explicitados, apoio financeiro e posturas teóricas predominantes. Do ponto de vista metodológico, foi feito inicialmente o levantamento documental na Secretaria do referido Programa e no site do Banco de Teses da CAPES para obter informações quanto: à trajetória da história do Programa; à identificação e ao levantamento do número das dissertações defendidas pelos mestrandos da Linha de Pesquisa Formação de Professores, no período de 2007 e 2008. Em seguida, procedeu-se à leitura das quinze (15) dissertações procurando garimpar informações sobre os aspectos citados anteriormente. Os dados foram organizados em tabelas, quadros e gráficos para uma nova leitura analítica das informações com vistas à análise de seu conteúdo. Os resultados assinalam avanços e limites na produção acadêmica e a necessidade de se realizar uma meta-análise deste campo multirreferencial tendo em vista a consolidação de caminhos epistemológicos e metodológicos consistentes.Palavras-Chave: Educação. Formação de Professores. Avaliação. UEPA. 

Research in the training line of master teachers in education of the university of state of pará: advances and limits

This study shares the analyses of fifteen dissertations defended by post-graduation students, during 2007 and 2008, of Teachers Education Research Line of the Post-graduate Program in Education of Universidade do Estado do Pará - UEPA. The research objective was to outline the epistemological and methodological configuration of researches developed by the students quoted above. For such, some points were analyzed: the link between the dissertations and the line descriptor; the distribution and frequency of themes, subthemes of study, guiding problems/questions, and objectives, contents that were privileged, emergent and silenced. The most quoted authors, individuals/participants, types of performed studies, used methodologies in terms of data collection and analysis, constructed theoretical references, explicit results, financial support and prominent theoretical position were highlighted. From the methodological point of view, it was initially made a documental survey both in the Program’s Department and in the site of CAPES’ Bank of thesis to obtain information related to: the trajectory of the Program’s history; the identification and survey concerning the number of dissertations defended by the students of Teachers Education Research Line during 2007 and 2008. Then, the fifteen dissertations were read in order to achieve some information about those aspects mentioned above. The data were organized in tables, frames and graphics to allow a new analytic reading of information to analyze its content. The results point to improvements and limits in the academic production and to the need to fulfill a meta-analysis of this multi- referential field in order to achieve the consolidation of consistent methodological and epistemological routes.

Keywords: Education. Teachers Education. Evaluation. UEPA.

 

 

 

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ISSN Eletrônico: 2237-0315   |   ISSN Impresso: 1981-9269

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