A pesquisa na pós-graduação em educação: avanços e consolidação na Amazônia

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa

Resumo


O texto analisa os avanços e o processo de consolidação de Programas de Pós-graduação em Educação, enfatizando o crescimento da produção científica"e suas implicações na formação dos pesquisadores."Busca responder as seguintes questões: como se efetiva o entranhamento da pesquisa no espaço acadêmico"da pós-graduação em educação? Quais os avanços e"conquistas decorrentes da inserção desse programa na"Amazônia? Será que a ênfase na produção científica"possibilita o desenvolvimento pleno do cientista da"educação? Até que ponto os avanços e a consolidação desse campo institucional de saber-poder guardam consonância com os fins e princípios constitucionalmente previstos para a educação brasileira? O"itinerário metodológico para constituir a rede de informações sobre tais questões trilharam os seguintes"passos: leitura de algumas dissertações sobre o trabalho docente na educação superior, a pesquisa e a pós-graduação; estudo das Fichas de Avaliação dos Programas aplicada pela CAPES; análise do quantitativo"de dissertações produzidas e defendidas no Programa em Educação da Universidade Federal do Pará,"que, por ser reconhecido pela CAPES, já passou por"três avaliações e se encontra consolidado com produções de dissertações e teses que estão em processos"de elaboração. Os resultados do estudo apontam que"as dimensões da pesquisa e do processo de produção"ganharam proeminência com a institucionalização do"PPGED-UFPA, a partir do ano de 2002, momento em"que houve a aprovação e reconhecimento do Mestrado Acadêmico em Educação por parte da CAPES,"contribuindo para a formação de pesquisadores para a"área de educação no Pará e na Amazônia.

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Palavras-chave: Educação. Formação de Pesquisa-dores. UFPA. Amazônia.


The research in post-graduate studies in education: improvements and consolidation

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The text analyzes the improvements and the consolidation process of the Post-graduate Programs in Education, emphasizing the scientific production growth and its implications related to teachers’ formation. It aims at answering the following questions: how the deepening of research is carried out in the academic space of post-graduate studies in education? What are the development and conquests derived from this program insertion in the Amazon? Does the emphasis in the scientific production make possible the plain development of the education scientist? In what extent the improvements and the consolidation of this institutional field, namely saber-poder, agree with the means and principles constitutionally given for the Brazilian education? The methodological route to construct the information network related to these questions took the following steps: reading some dissertations on teacher’s work in undergraduation, research and post-graduation; studying Programs’ Evaluation Forms used by CAPES; analyzing the quantitative of dissertations produced and defended in the Education Program of Universidade Federal do Pará, which is authenticated by CAPES and has underwent three evaluations and is recognized by the production of dissertations and theses that are in process of elaboration. The study resulties show that the dimensions of research and of production process got prominence with the institutionalization of PPGED-UFPA, since 2002, when CAPES approved and recognized the Academic Master’s Degree in Education, which contributed to the formation of researchers related to the educational area in Para and in THE Amazon.

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Keywords: Education. Formation of Researchers. UFPA. Amazon.



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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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