Sentidos Ampliados e (Com)Partilhados na Roda: Repercussões de um Projeto de Extensão Popular em Saúde

Elizabeth Teixeira, Vanja da Cunha Bezerra

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar como as participantes de um projeto de extensão popular em saúde representam saúde, que categorias e/ou sentidos emergem das representações sobre saúde de si e da família, que saberes foram sígnífícativos para esse processo e quais as estratégias mediadoras dessa construção. O problema desta pesquisa, realizada em 2005-2006 e financiada pelo Programa de Apoio à Pesquisa da UEPA é saber: quais as repercussões do Projeto de Extensão Quartas Saudáveis entre as participantes? Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, caracterizada também como pesquisa de avaliação, cujos sujeitos são quinze mulheres participantes do projeto de extensão desde 2004. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas até se atingir o ponto de saturação. Os dados foram sistematizados por meio de temáticas. Entre os resultados destaca-se: a ampliação do sentido de saúde para além do biológico-individual, na perspectiva da integralidade; o fortalecimento da autonomia do cuidar de si e da família; a manifestação das relações grupais e do compartilhamento dos saberes na "Roda" como dispositivos para ensinar e aprender saúde.

Palavras-Chave: educação em saúde, educação popular, extensão popular.

Expanded and (shared) signs: repercussions of a popular extension project in health

This study has as objective analyzes as the participants of a project of popular extension in health they represent health, that categories and/or senses emerge of the representations about health of itself and of the family, that you know they were significant for that process and which the strategies of that construction. The problem of this research, accomplished in 2005-2006 and financed by the Program of Support to the Research of UEPA is to know: which the repercussions of the Project of Extension Healthy Wednesdays among the participants? It is a field research, of qualitative approach, also characterized as research of evaluation, whose subjects are fifteen participant women of the extension project since 2004. They took place interviews semi-structured until if it reaches the saturation point. The data were systematized through themes. Enter the results stands out: the enlargement of the sense of health for besides the biological-individual, in the perspective of the integralidade; the invigoration of the autonomy of taking care of itself and of the family; the manifestation of the relationships groups and of the sharing of the you know in the "Wheel" as devices of the to teach and to learn health.""

Keywords: education in health, popular education, popular extension."

"

"


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons