O prazer de ler e conhecer o passado: conversa com Mary Del Priore

Maria Betânia Barbosa Albuquerque

Resumo


Resumo

Em 24.05.17 a historiadora Mary Del Priore proferiu a Conferência intitulada Importância da história e o prazer de ler e conhecer o passado por ocasião do VII Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA) realizado no Auditório do Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Belém. Em um diálogo aberto com professores, alunos da graduação e da pós-graduação e pessoas diversas, Mary Del Priore encantou os presentes ao falar livremente sobre temas, fontes, arquivos e histórias que merecem ser exploradas no estudo histórico da educação brasileira. Ao realizar um passeio pelos diversos períodos dessa história apontou, em cada um deles, possíveis fontes e objetos de estudos que, a seu ver, precisam ser enfrentados pelos educadores. A entrevista abaixo retoma e amplia um pouco do que foi discutido na Conferência, motivo pelo qual constitui um convite aos pesquisadores interessados na história da educação brasileira e amazônica, em particular no que se refere às diversas formas de aprendizagens não ncessariamente de natureza escolar.

Palavras-Chave: História. Educação. Brasil. Fontes.

The pleasure to read and know the past: conversation with Mary Del Priore"

"

Abstract

On May 24, 2017, the historian Mary Del Priore gave the Conference entitled Importance of history and the pleasure of reading and knowing the past by the people, of the VII Seminary of the Research Group History of Education in the Amazon (GHEDA). It was held in the Auditorium of the Center of Social Sciences at the State University of Pará (UEPA) in Belém. In an open book with professors, undergraduate and graduate students and diverse people, Mary Del Priore delighted who was present in there talking freely about topics, sources, archives and stories that deserve to be explored in the historical study of Brazilian education. When making a trip through different times, she pointed, in each of them, possible sources and objects of studies that, according to her, need to be faced by teachers. The interview takes up and expands some of what was discussed at the Conference, which constitutes an invitation to the researchers interested in the history of Brazilian and Amazonian education, particularly, which refers to the various forms of learning not related to school.

Keywords: History. Education. Brazil. Sources.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons