Narrativas da docência: a perspectiva da ação compartilhada na prática docente da pós-graduação

Gilberto Ferreira da Silva, Leonidas Roberto Taschetto

Resumo


Resumo

Neste texto analisa-se uma experiência docente compartilhada em um programa de pós-graduação em educação. A narrativa está pautada por três momentos. O primeiro, busca dar conta do entorno da experiência, permitindo ao leitor compreender o cenário em que se moveram os docentes e discentes envolvidos. Procura, igualmente, localizar os lugares em que esta narrativa se produz. No segundo momento, discutem-se os aportes teóricos que orientaram a idealização do trabalho e como se traduziu na concretização da experiência. O terceiro momento discute o lugar ocupado pelo autor/docente, impulsionando a sistematização dos aspectos relativos à experiência posta em movimento. Nesta reconstrução entram em cena elementos constitutivos da subjetividade, das formas e fazeres educativos, remetendo para deslocamentos de caráter epistemológico e espaços de aprendizagem do tornar-se educador no ato mesmo da prática.

Palavras-chave: Docência Compartilhada. Formação de Professores. Ensino Superior. Prática Educativa.

Narratives of teaching: a perspective of shared action in the teaching practice of postgraduation

Abstract

In this paper, we analyze a shared experience of teaching in a postgraduate program in education. The narrative is divided in three moments. The first, tries to cope with the environment of the experiment, allowing the reader to understand the setting in which moved the students and faculty involved. It searches also to find places where this narrative takes place. In the second step, we discuss the theoretical framework that guided the idealization of the work and how it resulted in the embodiment of experience. In the third, we discuss the place now occupied by the author / teacher, boosting the systematization of aspects of the experience set in motion. In this reconstruction, come into play constituent elements of subjectivity, forms and educational doings, referring to epistemological shifts and learning spaces of becoming an educator in the very act of practice.

Keywords: Shared teaching. Teacher training. Higher education. Educational practice.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons