Atividade ocupacional dos professores em foco: a utilização de um método de coanálise e pesquisa

Deivis Perez, Carla Messias

Resumo


Resumo

Este artigo discute a utilização do dispositivo autoconfrontação em investigações sobre a atividade ocupacional docente realizadas por pesquisadores da Linguística Aplicada, em particular, pelos estudiosos do grupo de pesquisa Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações (ALTER) que desenvolveram suas ações entre 2003 e 2013, sob a liderança de Anna Rachel Machado, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. O artigo apresenta a autoconfrontação, suas origens, referências teóricas, fases e movimentos da sua aplicação. Em seguida, buscou-se examinar o uso da autoconfrontação em teses de doutorado e dissertações de mestrado produzidas no contexto do ALTER. Ao final, são apresentadas as limitações na utilização do dispositivo, verificadas nas pesquisas do grupo e, também, o seu legado para a Linguística Aplicada, a Educação e para as Ciências do Trabalho.

Palavras-Chave: Metodologia de Pesquisa. Linguística Aplicada. Trabalho do Professor.

"

Occupational activity of teachers in focus: the use of a coanalysis and research method

Abstract

This article is about the use of the procedure called self-confrontation by researchers of Applied Linguistics, especially those of the research group Language Analysis, Educational Work and their Relationships (ALTER), which developed its activities from 2003 to 2013, under the leadership of Anna Rachel Machado, of the Pontifical Catholic University of São Paulo / PUC-SP. The article shows the self-confrontation, its origins, theoretical references, phases and movements to be followed in the use of this procedure. Afterwards, the use of the self-confrontation was examined and discussed through doctoral and masters’ theses produced in ALTER context. At the end, the limitations of the procedure application, identified in the group researches, and their legacy left to Applied Linguistic, Education and the Work Sciences are presented.

Keywords: Research Methodology, Applied Linguistic, Teacher Work.

"


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons