O campo conceitual multiplicativo: análise das atividades matemáticas ofertadas no 5º ano do ensino fundamental

Eliziane Rocha Castro, Marcília Chagas Barreto, Francisco Jeovane do Nascimento

Resumo


O artigo busca analisar as atividades matemáticas propostas a alunos de duas turmas de 5º ano de uma escola pública do município de São Luís, Maranhão. A Teoria dos Campos Conceituais serviu de luz e lente para a estruturação da pesquisa e análise dos dados empíricos. Neste artigo, apresenta-se a análise das situações-problema do tipo Isomorfismo de Medidas. Essa categoria envolve operações de multiplicação e divisão, com diferentes graus de complexidade, e consiste numa proporção simples e direta entre duas grandezas. A coleta contempla a análise documental junto a cadernos de alunos de ambas as turmas. Os resultados revelam que as operações de multiplicação e divisão são abordadas por definições, regras e exercícios repetitivos que conduzem à destreza da habilidade algorítmica em detrimento da compreensão conceitual. As conclusões da análise apontam a relevância do enunciado das situações-problema na amplitude e no desenvolvimento de novos conceitos inseridos no Campo Multiplicativo.

Palavras-chave: Campo Conceitual Multiplicativo. Atividades Matemáticas. Ensino Fundamental.

The multiplative conceptual field: analysis of mathematical activities offered in the 5th grade of elementary school

The aim of this study was to analyze the mathematical activities proposed to the students of two classes of 5th grade of Elementary Public School of São Luís / Ma. The Conceptual Field Theory served as light and lens for structuring the research and analysis of empirical data. In the limits of this article, one presents the analysis of the problem situations of the type of Measurement Isomorphism. This category involves operations of multiplication and division, with different degrees of complexity and consists of a simple and direct proportion between two quantities. The collection involved the documentary analysis of the student records (notebooks) of both classes. The results reveal that multiplication and division operations were approached by definitions, rules and repetitive exercises, which lead to the dexterity of algorithmic skill over conceptual comprehension. The conclusions of the analysis point out the relevance of the statement of problem situations in the amplitude and in the development of new concepts inserted in the Multiplicative Field.

Keywords: Multiplicative Conceptual Field. Mathematical Activities. Elementary School.


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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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