A resolução de problemas e um jogo pedagógico no ensino de estatística e probabilidade no ensino fundamental

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Beatriz Cristina da Silva Delalíbera, Valéria Ciabotti, Joana dos Santos Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar a contribuição da resolução de problemas através de um jogo pedagógico no processo ensino e aprendizagem da Estatística e da Probabilidade. Para tanto, foi desenvolvido um jogo aplicado a alunos do nono ano do Ensino Fundamental, em que tinham que resolver problemas com a intenção de auxiliar na fixação desses conteúdos. Também foi aplicado um teste de avaliação desses conteúdos após a aplicação do jogo e um questionário que pretendeu abrir um espaço para os alunos avaliarem as atividades desenvolvidas. A maioria dos alunos participou efetivamente do jogo tentando resolver os problemas, questionando sobre o conteúdo e buscando vencer. Em relação à avaliação das atividades 94,4% dos alunos disseram que, ao jogar, puderam aprender mais os conteúdos abordados; no entanto, ainda podemos observar algumas deficiências quanto aos conteúdos quando da correção do teste de avaliação.

Palavras-chave: Ensino de estatística e probabilidade; Resolução de problemas e jogos; Ensino Fundamental.

Problem solving and a pedagogical game in the teaching of statistics and probability in the elementary school

This paper aims at presenting the contribution of problem solving through an educational game in the teaching and learning of Statistics and Probability. For that, we developed a game applied to ninth grade students of elementary school, in which they had to solve problems in order to assist them to learn these contents. After the application of the game, it was applied an evaluation test related to the content and a questionnaire to open a space for students to evaluate the activities. Most students participated effectively in the game, in which they tried to solve the problems regarding the content and sought to win. Concerning the assessment of the activities, 94.4% of them said that the game helped them to learn the contents addressed, although we can still observe some shortcomings related to the contents considering the evaluation test correction.

Keywords: Teaching statistics and probability; Problem solving and games; Elementary School.

"


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons