Formação de professores da educação infantil no campo no Estado do Pará

Maria Natalina Mendes Freitas, Kelly Katia Damasceno, Laura Maria Silva Araújo

Resumo


Este texto traz uma análise da formação de professores que trabalham nas escolas de educação infantil localizadas no campo do Estado do Pará. O trabalho é fruto dos estudos e pesquisas que vem sendo realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia- GEPERUAZ. O estudo ora apresentado, parte do mapeamento de dados sobre a escolaridade de professores que atuam nas Escolas Públicas do meio rural no Estado do Pará. O referencial teórico sustenta-se na literatura que discute a formação de professores e, ainda, a educação infantil no campo, ancorada em autores como Marcelo Garcia (1999), Imbernón (2004), Gatti et. al. (2011), Campos (1994), Flôr e Durli (2012), entre outros. Com base nesses dados buscamos analisar aspectos da formação de professores da educação infantil e suas implicações no desenvolvimento das práticas educativas com crianças de 0 a 5 anos de idade residentes no meio rural paraense. Os resultados revelam que na educação básica do campo, 18.037 professores estão atuando em salas de aulas sem o curso de graduação, o que significa uma defasagem no processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens das escolas do campo no Estado do Pará. Esse resultado, certamente, reverbera na qualidade das práticas pedagógicas desenvolvidas.

Palavras-chave: Educação Infantil do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas

Teacher training of kindergarten in the countryside at State of Pará

This text shows an analysis about teacher training that work at kindergarten schools located in field from state of Pará. The research is result from the studies and researches that has been realized by Group of Studies and Research in Field Education in the Amazon -GSRFEA. The study then presented, part of data mapping about the schooling of the teachers that act in public schools of rural areas in state of Pará. The theoretical reference bases at literature that discusses the teacher training and, still, the kindergarten at field, moored in authors like Marcelo Garcia (1999), Imbernón (2004), Gatti et al (2011), among others. Based in this data, we search to analyse aspects of teacher training at kindergarten and ours implications at development educational practices with children from 0 to 5 years old residents at paraense rural areas. The results shows that in the basic education in the field, 18.037 teachers are acting in classroom without graduation course, that means a gap at process of teaching and learning of children and young from countryside schools at state of Pará. This result, really, reflects on quality about educational practices developed.

Keywords: Kindergarten in the countryside; Teacher training; Public Politics.


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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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