Formação continuada de professores: concepção e experiências na escola de tempo integral

Erika Christianne S. P. Almeida, Lélia Cristina Silveira de Moraes

Resumo


Neste artigo, analisamos a Formação Continuada de professores que atuam em uma Escola de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de São José de Ribamar-MA. Resultante de pesquisa, cuja abordagem é de cunho qualitativo, contou com a participação de 11 sujeitos pesquisados que expressaram suas percepções sobre as orientações teóricas e metodológicas, bem como a concepção de tempo integral na escola de tempo integral. "Fundamentamos a pesquisa em Nóvoa (1995, 1999), Alarcão (2003, 2011), Coelho (2002), Cavaliere (2007, 2009), Moll (2008), dentre outros estudiosos e pesquisadores. Concluímos, com base no estudo, que a temática é complexa, e, apesar de não ser algo novo no contexto de pesquisas voltadas para a formação, ainda necessita ser explorada, caracterizando-se como modelo formativo hegemônico da tradição."

Palavras-chave: Escola. Formação Continuada. Tempo Integral

Continuing" education of teachers: conception and experiences at full-time school

In this paper, we analyze the Continuing Formation of teachers who work in a Full-Time School of the Municipal Network of Teaching of São José de Ribamar-MA. The research (whose approach is qualitative in nature) was attended by 11 researched subjects who expressed their perceptions about the theoretical and methodological orientations, as well as the conception of full-time in a full-time school. We base the research in Nóvoa (1995, 1999), Alarcão (2003, 2011), Coelho (2002), Cavaliere (2007, 2009), Moll (2008), among other scholars and researchers. We conclude, based on the study, that it is a complex theme, and although it is not a novelty in the context of researches aimed at formation, it still needs to be explored, characterizing itself as a hegemonic formative model of tradition.

Keywords: School. Continuing Education. Full-time.


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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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